terça-feira, 1 de junho de 2010

Calçada e buraco combinam¿

Algo que passa muitas vezes despercebido pela população mais que todos de uma forma ou de outra já estão treinados/acostumados psicologicamente falando para isso é as maratona de obstáculos que enfrentamos ao trafegar pelas calçadas da nossa cidade, quem nunca preferiu andar pela rua do que ficar subindo e descendo os degraus entre uma calçada e outra¿ ou então desviou de um buraco no meio da calçada ou levou um escorregar naquele dia de chuva porque ela estava escorregadia¿




 
Foto:Eduarda Tyssia
 
Ao ir para a faculdade me deparei com essa calçada, ela fica situada na PE-15 uma das vias mais movimentadas do estado de Pernambuco, por ela passam de carro ou a pé, milhares de pessoas todos os dias, e a condição deste passeio péssima, desconfortável levando ate medo ao pedestre que ao passar com ela deve tomar muito cuidado.


Segundo a NBR de calçadas,

a calçada é de responsabilidade do logrador ou seja do dono do imóvel que fica em frente a mesma, ela deve estar em boas condições e oferecer conforto e segurança a quem tragega por ela não importa idade, deficiências físicas e visuais, se é gestante ou idoso, todos tem direito de ir e vir sem nenhuma dificuldade, o logrador para construir uma boa calçada e atender necessidades básicas dela deve obedecer as normas da sua cidade ou então tomar como base a NBR. Isso é de extrema importância.



uma boa calçada deve ter revestimento antiderrapante e resistente (exemplo:blocos de concreto armado.) e o nível da calçada deve ser o mesmo do logrador vizinho evitando batentes, geralmente as calçadas são instaladas pela prefeitura quando existe o calçamento das ruas ao dono do logrador só resta a manutenção da mesma. Esse é um dos fatores mais importantes, pois toda a população deve conseguir transitar nas calçadas sem nenhum transtorno, quando a mesma é construída devemos lembrar que por ela iram passar milhares de pessoas e respeitar as condições do próximo é algo necessário. É questão de educação.

Eduarda Tyssia

0 comentários:

Postar um comentário